UMA trajetória transformadora da vivência ao propósito.

Meu caminho até aqui não foi definido pelos obstáculos que encontrei, mas pela determinação em transformá-los em pontes.

Olho para trás e vejo uma jornada de desafios, aprendizados e, acima de tudo, a construção de uma convicção inegociável: o potencial humano não pode ser limitado por nenhuma barreira.

Esta é um pouco da minha história e dos princípios que guiam cada passo do meu trabalho.

O Ponto de Partida

Nasci e cresci em um mundo que, na maior parte do tempo, não estava preparado para mim.

Desde cedo, entendi que a palavra acessibilidade era muito mais do que rampas ou elevadores; era sobre o acesso a oportunidades, a conversas, ao direito de ser visto e de pertencer.

Cada 'não' que ouvi, cada porta que se mostrou mais difícil de abrir, não gerou ressentimento, mas um senso de urgência.

A virada de chave aconteceu quando percebi que a minha experiência individual era, na verdade, um reflexo do capacitismo estrutural.

O mercado de trabalho, com todo o seu discurso sobre inovação e talento, deixava de fora uma parcela imensa da população, não por falta de capacidade dessas pessoas, mas por falta de visão das empresas.

Foi nesse momento que a minha causa pessoal se tornou a minha missão profissional.

Decidi, então, me posicionar na intersecção desses dois mundos. Passei a usar minha voz e meu conhecimento para traduzir as necessidades da comunidade de pessoas com deficiência para a linguagem de negócios, e para mostrar às empresas que a inclusão real não é um ato de caridade, mas um dos mais inteligentes movimentos estratégicos que uma organização pode fazer.

Carreira dedicada à inclusão de pessoas

Sócio e COO

Como Sócio e COO da Egalitê Inclusão & Diversidade, lidero a operação de uma das principais startups de inclusão do país, atuando como uma ponte entre o talento de profissionais com deficiência e as grandes empresas.

Egalite

Empreendedorismo e Execução

Mentor e CEO

REIS

Liderança de Causa

No comando da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), a maior rede de empresas do mundo focada na inclusão de pessoas com deficiência, articulo parcerias e estratégias em nível nacional para ampliar o debate e a prática da empregabilidade no Brasil.

Atuei no desenvolvimento e promoção de programas de trainee para pessoas com deficiência na Ernst & Young, construindo as bases de sua expertise em inclusão dentro de uma das maiores consultorias do mundo.

Atuação Referência

EY

Fundação Corporativa

Convidado para registrar minha trajetória no acervo do Museu da Pessoa, consolidando uma história de vida como um legado e uma fonte de inspiração na luta pela diversidade e inclusão no Brasil.

História de Vida

Museu da Pessoa

Reconhecimento e Legado

Produção contínua de análises e artigos para HSM Management, além de colaborações com outros veículos de referência como Folha de S. Paulo, Correio Brasiliense, Estadão e Diário PcD.

Articulista

HSM

Produção Recorrente

Djalma Scartezini Embaixador Paralímpico

Voz no Debate Público

Palestrante e Mentor

Participação como palestrante em eventos de pequeno, médio e grande porte. Hoje sou o número 1 de inclusão de profissionais com deficiência para OIT/ONU capítulo Brasil,

Filosofia de Trabalho

Ícone de pessoa ao lado de um ícone de engrenagem.

Potencial acima de tudo

Minha abordagem foca no talento, na capacidade e na contribuição única que cada indivíduo traz, em vez de se concentrar na deficiência. É uma mudança de perspectiva que desbloqueia valor para todos.

Duas pessoas sob um ícone de nuvem.

Nada sobre nós, sem nós.

O protagonismo das pessoas com deficiência é inegociável. Elas devem ser participantes ativas e centrais na concepção de qualquer estratégia de inclusão que as afete.

Ícone de uma pessoa com três círculos conectados, representando uma rede ou conexões.

é dever da liderança

A transformação cultural duradoura não acontece por acaso. Ela é uma decisão estratégica que começa no topo, com líderes dispostos a investir, aprender e se comprometer genuinamente com a criação de um ambiente de pertencimento.

Vamos construir juntos?

Se a minha história e meus princípios ressoam com os seus desafios e ambições ou da sua organização, será um prazer iniciar essa conversa.

Acredito que, juntos, podemos transformar o discurso em uma prática de negócio mais forte, justa e inovadora.